top of page
Buscar

COMO DESENVOLVER HABILIDADES COMPORTAMENTAIS



Antes de começar, é importante questionarmos o que são habilidades comportamentais?

Habilidades, ou também conhecidas como competências comportamentais, são características que estão associadas ao nosso ser e a forma como nos relacionamos com o todo.

Enquanto uma habilidade técnica você treina e mensura de uma forma direta, como, por exemplo: aprender um novo idioma. A habilidade comportamental possui um grau de complexidade maior e normalmente é difícil a quantificação do grau de desempenho. Porém, engana-se quem acredita que não é possível aprender e desenvolver uma habilidade comportamental.


Alguns autores descrevem como base das habilidades comportamentais, o conceito da tríade de dimensões (CHA), que consistem em:

C = Conjunto de conhecimentos (SABER)
H = Habilidades (COMO FAZER)
A = Atitudes (QUERER FAZER)

Ou seja, a competência comportamental consiste, além do saber técnico, saber aplicar tal conhecimento de forma coerente a uma situação pertinente.

Trazendo para a realidade de um profissional de recreação: o que adiantaria saber as regras de uma brincadeira se o mesmo não souber como envolver seu público na atividade? Logo, além da técnica é necessário, por exemplo, ter a habilidade da persuasão, da comunicação, da negociação, entre outras.

Agora que já entendemos os conceitos, temos algumas dicas práticas de como desenvolver uma habilidade ou competência comportamental:


1) Reflita e liste 3 habilidades que você já domina - Exemplo: eu me comunico bem com grandes plateias; eu interpreto a expectativa de um determinado grupo rapidamente; eu tenho uma escuta ativa e interpreto bem a opinião dos outros.

2) Reflita e liste 3 habilidade que você quer desenvolver - Exemplo: quero desenvolver melhor a forma de gerenciar meu tempo; quero aprender a liderar e delegar atividades; quero aprender a dar feedbacks de forma assertiva.


3) Pense e anote o nome de uma ou mais pessoas que tenha as habilidades que você quer desenvolver.


4) Observe essa pessoa, como ela se comporta, como ela desenvolve essa habilidade e sinais que ela demonstra que tem essa habilidade.


5) Aplique todos esses pontos na sua vida, só colocando na prática que saberá quais são os desafios.


6) Peça feedback para as pessoas ao redor e valide se está desenvolvendo essas habilidades de forma visível.


7) Revise sempre que precisar esses pontos e aperfeiçoe sempre que necessário.


8) Não se compare com o outro de forma negativa, cada um tem o seu processo de aprendizagem.


9) Nada é tão perfeito que não possa melhorar!




Escrito por:

LUANA QUEIROZ PILATE

Diretora Regional (Juiz de Fora | Minas Gerais) Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária. Capacitada pela disciplina de Recreações e Jogos do curso de Educação Física da UFJF. Recreadora a mais de 12 anos, com a participação em mais de 20 edições de colônia de férias e 3 coordenações gerais. Fundadora do Clube da Tia Lu, empresa especializada em Gestão de Espaços Kids e Ações comerciais.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page