Captura de Tela 2021-03-21 às 02.40.06.

A ABRE NO DIA MUNDIAL DO LAZER

 

A Associação Brasileira de Recreadores realizará um debate com a mediação Presidente Me. Cleber Mena Leão Junior e do Diretor Regional São Paulo Me. Carlos Eduardo Verdiani sobre as práticas de Recreação e Lazer.

 

Como convidados teremos a presença dos associados: Midiã Zarpelão (Artes); Natália Moreira (Dança); Fernando Nery (Educação Física); Rafael Cariati (Educação Física).

O evento será transmitido ao vivo no dia 16 de Abril de 2021 às 20h pelo nosso canal do youtube.com/abrerecreadores de forma gratuita.

Os Associados que participarem ganharam um certificado.

 

 

 

ENTENDA O DIA MUNDIAL DO LAZER
 

As práticas e os hábitos reproduzidos no tempo de lazer denotam parte importante na construção da identidade e na promoção da saúde e do bem-estar dos indivíduos nos mais distintos contextos socioculturais. Os mais variados interesses em práticas associadas à leitura, viagens, culinária, artes e tantas outras impactam nossos ciclos sociais, nossa rotina e o nosso corpo como um todo. Seja frequentando aulas de dança, fazendo caminhadas, praticando esportes ou mesmo viajando, a aquisição de hábitos ativos se mostra uma estratégia reconhecidamente relevante para o desenvolvimento da saúde integral das pessoas.

Neste sentido, o lazer se apresenta como fundamental para a sociedade e desempenha um papel essencial no desenvolvimento, individual e comunitário, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar, valorizando as relações sociais, assumindo, muitas vezes, lugar de expressão e engajamento na vida democrática. 

Para celebrar e destacar a importância do Lazer, será realizado no dia 16 de abril de 2021 o Dia Mundial do Lazer, uma iniciativa da Organização Mundial do Lazer (WLO) que nesta primeira edição, será coordenada pelo WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer) em conjunto com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e Sesc (Serviço Social do Comércio). Atualmente, a Organização Mundial do Lazer conta com sete Centros de Excelência em Estudos do Lazer localizados pelo mundo e, a cada ano, um destes Centros ficará responsável por organizar a celebração da data.

O objetivo do evento é reforçar o lazer como um direito social e sua importância na vida cotidiana, buscando ampliar as possibilidades desta manifestação e promovendo a reflexão sobre os acessos e barreiras ainda existentes. 

 

O Dia Mundial do Lazer contará com a participação de organizações parceiras e convidadas do Brasil e da América Latina, assim como dos demais Centros de Excelência em Estudos do Lazer localizados no Canadá, China, Holanda, Hungria e Nova Zelândia. A programação será híbrida (online e presencial), englobando atividades fundamentadas nos chamados conteúdos culturais do lazer, por meio das ações físico-esportivas, sociais, turísticas, intelectuais, artísticas, virtuais e manuais.

Os participantes serão encorajados a promoverem ações que valorizem a cultura local e atividades que possibilitem a troca de experiências, além de estimular reflexões acerca das barreiras sócio econômicas, culturais e físicas do lazer no contexto atual e em perspectivas futuras.

Todas as programações online estarão vinculadas às hashtags:

#DiaMundialdoLazer

#LazerParaUmaVidaMelhor

#DíaMundialDelOcio

#OcioParaUnaVidaMejor

#WorldLeisureDay

#LeisureForABetterLife

#WLDay

#WLO

e serão exibidas nas redes sociais do evento (www.instagram.com/worldleisureday), WLO e demais instituições participantes.

thumbnail_image.png