top of page
Buscar

NOSSA ÁREA É GRANDE OU PEQUENA?



A área de Recreação, Lazer, Animação e Entretenimento é grande ou pequena?

Vou te dizer que é uma pergunta difícil de responder!! Digo isto porque esta área apresenta uma fragmentação muito grande... cada um aprende como trabalhar com algum profissional mais experiente em sua própria região, uma vez que não existe uma formação oficial para ser um recreador ou animador. E então, este profissional que já aprendeu um pouco, de como conduzir um jogo ou uma brincadeira, consegue alguns trabalhos em algumas empresas, fazendo festas infantis, trabalhando em hotéis, clubes e eventos... E estas empresas, e estes trabalhadores vão desenvolvendo ações nesta região, com pouca interação com o que acontece no resto do estado, ou no resto do país, e muito menos seguem as tendências mundiais! Assim a área do Lazer e Entretenimento cresce dentro de pequenas bolhas regionais.


Sob uma análise mais ampla, esta regionalidade faz com que as empresas e os profissionais deste mercado tenham pouca visibilidade e desta forma não consigam propagar a importância de sua profissão. São poucas as pessoas em nosso país que entendem a necessidade de um Recreador ou Animador em uma festa... digo entendem de verdade, a importância que isto tem no desenvolvimento social-afetivo-cognitivo das crianças envolvidas... na verdade a impressão que temos é que as festas têm recreadores para que os adultos fiquem livres para conversar e se divertir sem ter que tomar conta das crianças!! Na verdade, acredito que o trabalho nos hotéis, clubes, clubinhos infantis e navios se assemelhe a isto... sob o ponto de vista de muitos pais, é uma forma de deixar a criança aos cuidados de outras pessoas, quase que um serviço de cuidadores... poucos pais realmente entendem todo a importância do brincar e o quanto àqueles momentos, se forem conduzidos por um excelente profissional, podem trazer de desenvolvimento para as crianças e jovens envolvidos!


Ah, acho que é uma boa hora para perguntarmos isto... e os profissionais que atuam hoje na Recreação e Animação, eles sabem a importância do brincar no desenvolvimento das crianças e jovens?!


Sem dúvidas muitos profissionais sabem e usam o brincar para divertir, para entreter, mas também com a consciência da escolha correta dos jogos e brincadeiras para a idade, para o objetivo do momento, para o perfil do grupo, e assim conseguem ir muito além dos risos e da descontração lúdica do brincar... conseguem desenvolver elementos de autonomia, de liderança, de confiança, desenvolvem ainda elementos afetivos, de controle das emoções, de tolerância à frustração, de ética, de honestidade, entre outros... e desenvolve também capacidades físicas, de força, de agilidade, de resistência... e ainda desenvolvem elementos psicológicos de aperfeiçoamento da imagem corporal, de autoconhecimento, de aceitação de sua condição física, de sua aparência, de modo combinado ao desenvolvimento social com a aceitação do outro, da tolerância em relação às diferenças, da aceitação da diversidade, do prazer em desenvolver atividades em grupo, coletivas, o emprestar, o ceder, a empatia, o respeito ao direito do próximo, ao modo de ser do outro, ao desenvolvimento do objetivo comum em oposição ao individual... e ainda é capaz de desenvolver elementos cognitivos durante os jogos, com experimentações sobre ritmo, com desafios de perguntas e respostas, com enigmas, com atividades de tentativa e erro, entre muitos e muitos outros benefícios da prática recreativa com jogos e brincadeiras.


Mas com certeza existem outros profissionais que não fazem ideia que este universo que está por trás do brincar, exista!! São recreadores e animadores que se desenvolveram dentro de um bolha e conhecimento prático, vendo outros profissionais atuando, e que desenvolvem uma prática meramente reprodutiva, repetitiva... o que quer dizer que eles observam a prática de um outro profissional atuando (que pode ser boa ou ruim) e, sem muitos critérios, escolhem as práticas que vão reproduzir em seu próprio trabalho, o que muitas vezes resulta em uma experiência boa para as crianças e jovens participantes, quase que por sorte, mas outras vezes resulta em caos, em atividades que estão sendo realizadas com o objetivo errado, com o grupo errado, com a idade errada, no local errado, com a condução errada e com a solução de conflitos errada!!


Este tipo de prática muitas vezes resulta em atividades desordenadas, que causam ferimentos entre as crianças, causa situações de valorização de alguns participantes e desvalorização de outros, facilita ou propicia o bullying, expondo crianças e jovens à situações vexatórias, humilhantes, cria competitividade excessiva e consequente brigas e discussões, não ensinam a perder ou ganhar com honra e dignidade, propõe práticas que são sexistas, discriminatórias, ofensivas, práticas que privilegiam o individualismo em oposição ao senso comunitário, entre outros problemas que são comumente provocados por práticas recreativas má conduzidas. Isto quando não provoca traumas e bloqueios que vão ser carregados por anos pelos subconscientes daquele participantes, que foram exposto a situações constrangedoras, violentas, discriminatórias, injustas ou humilhantes!


É... o Lazer e o Entretenimento, como qualquer outra área de estudos e de trabalho, possui seus dois lados. Uma casa construída por um grande engenheiro será incrível, enquanto a construída por um engenheiro ruim, talvez caia sobre seus moradores... um tratamento médico realizado pelo profissional que estudou e se dedicou muito apresenta mais chances de causar um efeito positivo do que àquele prescrito pelo profissional que nunca estudou, que nunca se preocupou com o conhecimento...


E é por isto que as áreas profissionais possuem muito cursos, formações, reciclagens, além de congressos, convenções, feiras, simpósios... tudo isto visa que as melhores informações circulem entre todos os profissionais do segmento, garantindo que as melhores práticas estejam sempre à frente, em todas as práticas profissionais!


Também vemos estas áreas se unindo ao redor de Associações, Conselhos, Sindicatos, etc... o que garante que estes mercados sejam supervisionados pelo conjunto de profissionais, evitando que núcleos isolados de pessoas desenvolvam um trabalho de péssima qualidade, sem formação adequada, sem os devidos cuidados, e que acabe resultando em danos para os participantes e também refletindo em danos de imagem para os profissionais da área, de modo geral!


E por fim vemos os profissionais destas áreas específicas acompanhando mídias também específicas que trabalham com o levantamento, tratamento e difusão de informações relativas à aquele mercado de trabalho, campo de estudos, área de desenvolvimento profissional. Nestas mídias, os profissionais divulgam seus conhecimentos, suas experiências teóricas e práticas, seus casos de sucesso... também são divulgados novos conhecimentos, novos cursos, formações, eventos da área, o que permite que todos estejam mais alinhados nos caminhos que está área está tomando e assim os profissionais podem desenvolver práticas de trabalho mais atualizadas, mais conscientes e mais responsáveis. Estas mídias são campos de trocas de informações, de serviços, de ideias e até de dúvidas...


Estas mídias também sevem para criar uma linguagem, uma comunicação, um espaço onde as pessoas leigas, ou seja, as pessoas que não tem nenhuma formação ou conhecimento desta área, possam entender a atuação dos profissionais, possam entender as responsabilidades, possam ser ajudadas a diferenciar os bons profissionais dos ruins, possam ainda entender todos os benefícios desta área para o meu evento, lhes permitindo tomar uma decisão mais consciente quando for contratar um profissional ou uma empresa para um evento recreativo.


É por este tipo de mídia, que acompanha um mercado, e que traduz os acontecimentos e conhecimentos deste mercado para uma linguagem comum, que tornam acessível ao público final, aos pais e avós que querem contratar uma festa infantil, ás famílias que querem escolher um melhor hotel ou cruzeiro para viajarem em família, ou para os pais que querem escolher um acampamento de férias para seus filhos que seja compatível com os princípios educacionais que acreditam serem bons ... estas mídias oferecem os subsídios para as melhores tomadas de decisão. E ao mesmo tempo divulgam os ganhos que estes trabalhos podem trazer para as crianças e jovens, ou para toda a família, possibilitando assim um crescimento da área como um todo!


Não seria bom termos tudo isto em nossa área, na Recreação, Lazer, Animação, Entretenimento e Eventos?


Pois estou aqui justamente para apresentar algumas possibilidades para você que me acompanhou até aqui...


Nós temos a ABRE (Associação Brasileira de Recreadores) e a ABAE (Associação Brasileira de Acampamentos Educativos) que desenvolvem este projetos associativos que citamos acima... acredito que outros grupos também venham desenvolvendo projetos para o crescimento do mercado. Temos ainda grupos de estudos ligados às universidades que promovem novos conhecimentos e informações ligadas ao mercado de trabalho, à área de atuação, aos ganhos possíveis de desenvolvimento.


Temos muitas atividades de troca e formação profissionais apresentadas de forma gratuitas ou pagas, como podemos citar o CONRECRE – Congresso Nacional de Recreação, que conta com palestras incríveis e falas inspiradoras e formativas, que podem te ajudar muito em seu processo de entrada na área, ou de aperfeiçoamento dentro dela, que é oferecido de modo virtual, com alcance ilimitado, que você pode participar quando e onde você estiver, de modo democrático, participativo e totalmente gratuito. Muitos outros projetos também são desenvolvidos de modo mais ou menos regional e podem ser aproveitados neste processo de crescimento e aprimoramento profissional individual.


E por fim, gostaria de apresentar a Recreação Magazine, um revista digital, que surgiu em 2009 e que já foi muito representativa para este mercado da recreação e animação, e que agora, em 2022 está retomando gradualmente suas atividades, auxiliando o mercado neste processo de comunicação interna, que possibilita a união de pontos, como pessoas que querem contratar com pessoas que procuram possibilidades de contratação, assim como pessoas que querem estudar, entrar na área, com os processos de formação, cursos e treinamentos. Também possibilita a difusão de ideias, de conhecimentos, através de textos, publicações, vídeos, bate papos, encontros e divulgação de eventos.


E então, vamos trabalhar todos juntos pelo crescimento de nossa área profissional? Vamos nos associar a grupos de crescimento, vamos estudar e participar de formações e trocas de conhecimento, vamos melhorar nossa prática profissional individual e assim melhorar a visão que as pessoas possuem de nossa área, vamos nos informar e acompanhar tudo que está acontecendo em nosso mercado profissional?


Então venha conosco, estamos neste movimento! Sempre acreditamos que todos juntos seremos capazes de chegar à lugares que jamais chegaríamos individualmente ou em pequenos grupos...


Postado por:

Ronaldo Tedesco Silveira (Pudim)

Diretoria Regional ABRE São Paulo (ABC)

33 visualizações0 comentário
bottom of page