top of page
Buscar

JOGOS TRADICIONAIS POPULARES NA ATUALIDADE



Já ouvimos falar das atividades tradicionais e muitas vezes até deixamos de lado, as atividades contemporâneas e da atualidade sufocam o verdadeiro sentido do popular. Mas será que o tradicional ficou ultrapassado? Será que as brincadeiras antigas não são interessantes na nossa recreação atual?


Os jogos tradicionais, populares propriamente dito, são compreendidos como uma forma de manifestação cultural presente no cotidiano do indivíduo, sendo atividades transmitidas oralmente de geração a geração de maneira espontânea.


Os jogos populares são aqueles conhecidos como jogos de rua, os quais seus participantes podem ser alternados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidades nas regras e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem está na cultura popular, logo, qualquer implemento pode ser adaptado.


O jogo popular é uma riqueza cultural que precisa ser conhecida e preservada; pois, nada é tão atual quanto ensinar às crianças a nossa velha infância, nossos jogos, nossas memórias, nossas raízes; pois o brincar vai muito além do brinquedo, contém a nossa história.


Qual a brincadeira de sua Infância que lhe traz essas memórias afetivas? Deixe nos comentários!


Postado por:

Leonardo Lopes da Silva

Diretoria Regional ABRE Amazonas

1.534 visualizações0 comentário
bottom of page