Buscar

DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE



Dia Mundial da Criatividade

World Creativity Day (WCD)


Estamos a celebrar a criatividade e a inovação pelo mundo!


Mas será que é essencial criar, inovar?

Será que em um momento tão delicado de nossas vidas, onde o não essencial precisa se acalmar, tomando um lugar de espera e recolhimento, enquanto o essencial deve funcionar com energia total para que o mundo se transforme e se recupere desta grande prova, podemos considerar a criatividade como algo que transita dentro destes “setores essenciais”?!


Dia Mundial da Criatividade

Bom, no meu modo de ver a vida, a criatividade sempre teve um lugar muito especial, no meu dia, no meu movimento, no meu modo de encarar cada decisão de vida! Talvez isto é que tenha me levado à Recreação, à Ludicidade, ao mundo do Lazer e do Entretenimento... talvez isto tenha me levado também ao mundo da Educação e da militância ambiental e social!!


Mas acredito que neste momento em triste, em meio a uma pandemia, a criatividade e a inovação assumem um papel muito importante na história da humanidade. A criatividade pode fazer, dentro de um momento como este, a diferença entre sobrevivermos ou sucumbirmos!


E é alinhado com esta ideia que surge o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, criado oficialmente pela ONU no ano de 2017, através da resolução 71/284.


Mas esta oficialização dada pela Organização das Nações Unidas só reflete um movimento intenso, que já fervilhava pelas cidades do mundo há anos, e que unia as grandes mentes globais em um movimento colaborativo de fomentar os caminhos para um futuro melhor, mais justo, participativo, equitativo e sustentável.


E é dento deste lugar de desafios e soluções que surge, no ano de 2014, o Festival Colaborativo do Dia Mundial da Criatividade, evento concebido e iniciado por Lucas Foster, um brasileiro conhecido por sua representatividade dentro dos conceitos da “Economia Criativa”, e que foi rapidamente abraçado por um grupo de voluntários, inspiradores, líderes, apoiadores e mais recentemente patrocinadores.


O movimento de todos estes atores do panorama criativo nacional e mundial foi se articulando ano a ano, ganhando espaço dentro dos anseios de um mundo em crise, carente de novas ideias, novos ares, novas abordagens em busca de um mundo melhor para todos.


No ano de 2020, no entanto, o Festival se depara com as restrições sanitárias impostas pela Pandemia do Coronavírus, que atinge o Brasil e a grande maioria dos Países do mundo, impondo o distanciamento social e a paralização de eventos e atividades não essenciais, numa iniciativa articulada pela Organização Mundial de Saúde para tentar conter o avanço rápido e agressivo do Coronavírus.


Neste ano o WCD (World Creativity Day), como é hoje conhecido o Festival nas mídias, se reestrutura rapidamente como um evento 100% online, contando, claro, com muita criatividade e inovação, elementos básicos de seu DNA! E o que poderia ser ruim se torna um ponto de alavancagem!! O festival atinge novas fronteiras, novas lugares e pessoas... e com isto novos desafios e metas!


Em 2021 o Dia Mundial da Criatividade passa a ser organizado pela “World Creativity Organization”, organização sediada na cidade do Porto, em Portugal, ainda tendo a frente seu idealizador Lucas Foster, e mantendo ainda os mesmos conceitos colaborativos, que permitiram que o evento chegasse, neste ano de 2021 em 19 países, atingindo 128 cidades participantes e propondo mais de 1500 atividades votadas ao tema da criatividade e inovação, que são conduzidas, de maneira virtual, pelos chamados “Inspiradores”.


E o alcance desta ideia foi se tornando gigante, atingindo hoje a meta de sensibilizar mais de 100 mil participantes nesta renovadora revolução criativa, que ocorrerá nos dia 21 e 22 de abril, carregando consigo a esperança na capacidade de criar e transforma o olhar do mundo sobre os problemas e as respostas para este problemas através deste valor tão precioso dos seres humanos, que é a capacidade de criar, de pensar e analisar os problemas de maneira crítica, de inovar e propor resoluções de problemas complexos de modo colaborativo e global, através da utilização de novas tecnologias, da liderança engajada e da influência social, visando sempre o bem coletivo.


E para somar peso a este, que é considerado o “maior festival colaborativo de criatividade do mundo”, o evento passa a contar ainda com o endosso da UNESCO, através do seu programa MIL Alliance, uma parceria que abrirá mais e mais as portas do movimento através da fronteiras mundiais.


E dentro deste rico contexto, o dia Mundial da Criatividade chega a sua segunda edição online com um objetivo claro de colaborar no processo de superar os desafios provocados pela atual pandemia do Coronavírus, abraçando em especial o desafio de experimentar a “Educação do Futuro”. Assim se une às mais importantes escolas que oferecem cursos livres na área de Criatividade, Inovação, Sustentabilidade, Tecnologia, Habilidade para o Futuro, oferecendo através desta parceria, mais de 100mil bolsas de estudo, de até 100%, para os participantes do Festival. São mais de 14 milhões de reais em bolsas de estudo, numa provocação clara pela transformação através da educação e da formação de novas lideranças que possam, juntas, alinhar as arestas deste novo mundo que sonhamos.


Com a transição do físico para o virtual, o festival passa a contar com o Aplicativo do Dia Mundial da Criatividade, que pode ser baixado gratuitamente, para IOS ou Androide, e que facilita a experiência do participante em visualizar, navegar, conhecer e participar deste grande evento. Inclusive, no ano de 2020, o aplicativo figurou entre os APPs mais baixados, dentro da área de Educação, com mais de 50 mil downloads durante os dias 21 e 22 de abril, quando ocorreu o evento passado.


Dentro do aplicativo ou pelo canal do Youtube do WCD, qualquer pessoa do mundo pode conferir, de modo absolutamente gratuito, uma completa lista com mais de 1500 atividades propostas pelos “Inspiradores” do Festival, profissionais de grande expressão, que tratarão de temas ligados às “Dez Habilidades para o Futuro” apontadas pelo Fórum Econômico Mundial:


1 - Pensamento analítico e inovação,

2 - Aprendizagem ativa e estratégia de aprendizagem,

3 - Criatividade, originalidade e iniciativas,

4 - Design e Programação de Tecnologia,

5 - Pensamento crítico e análise,

6 - Solução de problemas complexos,

7 - Liderança e influência social,

8 - Inteligência emocional

9 - Raciocínio, resolução de problemas e ideação,

10 - Análise e avaliação de Sistemas,

(http://www.ciesp.com.br/jundiai/files/2020/03/10-competencias-2020-2022-segundo-F%C3%B3rum-economico-Mundial.pdf )

à algumas outras temáticas propostas pelo próprio comitê organizador, como:

- Consciência Ambiental, Interdependência e Regeneração

- Respeito à diversidade, gênero e relações étnico-raciais

- Artes, técnicas e expressão artística


Serão com certeza dois dias intensos, de muita reflexão e construção de um novo olhar para o mundo e para o futuro.


Na verdade, podemos considerar até um pouco mais de 2 dias, uma vez que a organização do evento já lançou em suas redes sociais uma proposta de um “Esquenta” para o Dia Mundial, que já está ocorrendo desde o dia 10 de abril, e que pode ser visto sob demanda no canal do Youtube do evento. Esta atividade tem programação de 10 dias, em estrutura de contagem regressiva para o início oficial do Festival e conta com grande nomes e temas, para já ir mesmo causando uma preparação de terreno para o semear das grandes ideias...


Você pode ter acesso a tudo através das mídias digitais:


www.worldcrativityday.com

www.facebook.com/worldcreativityday/

www.instagram.com/worldcreativityday/

www.linkedin.com/company/world-creativity-day/ www.youtube.com/channel/UCxnxu49KN4ga5J3w7CSY32A


E a Recreação, a ABRE?

E perante toda esta reflexão sobre o Dia Mundial da Criatividade, sua importância e sua celebração global, nós da ABRE Recreadores iniciamos um debate sobre a importância da Criatividade e Inovação dentro de nossa área profissional, em qualquer momento, mas em especial neste momento de Pandemia.


O momento vem nos impondo grandes reflexões e a criação de alternativas totalmente novas para possibilitar a continuidade das práticas recreativas em tempos de distanciamento social! O contato entre os participantes, a interação, o toque, o brincar juntos... elementos tão importantes para o desenvolver das atividades do lazer, da recreação, do jogar e do brincar, se tornaram movimentos não desejados! Os protocolos sanitários, que garantem a segurança individual e coletiva contra um mal que nunca tínhamos nos deparado antes, geraram um afastamento físico que se tornou, a princípio, um entrave no desenvolvimento do Recrear.


Entretanto temos visto iniciativas lindas, muito criativas, envolvendo inovação tecnológica e muita, mas muita criatividade, possibilitando um novo caminho para nossa área. Recreadores e Animadores, profissionais que sempre se destacaram por suas iniciativas criativas, tiveram que se reinventar para poder manter suas atuações profissionais preservadas, dentro do novo horizonte imposto de modo tão duro e rápido!


E deste debate, desta observação da nova realidade, a ABRE se sentiu motivada a apoiar este grande movimento e celebrar junto com a World Creativity Organization, o Dia Mundial da Criatividade com um grande evento, um braço do palco principal de Festival, trazendo profissionais para discutir, de modo mais específico, os contextos da criatividade e inovação para os profissionais da Recreação, Lazer e Entretenimento.


Aguarde... em breve você terá acesso a todas as informações deste nosso Dia Mundial da Criatividade e Inovação na Recreação, com curadoria da ABRE Recreadores.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo