Gosto muito do conceito através da etimologia conforme Dr. Gleanis de Barros Vilela Junior no qual a recreação vem do latim RECREARE que significa “restaurar, renovar, recuperar”.
Quando Jesus diz em Mateus 19:14 “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas", é justamente a minha grande defesa e a maior argumentação em toda essa relação entre recreação e espiritualidade.
O que restaurar? O que renovar? O que recuperar?
Enquanto buscamos alimentar o espírito e valorizar o corpo, o grande Senhor nosso, exige que empregamos em todos os tempos todas as nossas mais puras sinceras forças para alcançarmos o bem maior: um encontro cada vez mais com o nosso próprio Senhor sendo sempre origem e semelhança do nosso Senhor.
Mas onde está Deus? Onde Ele se encontra? Onde o buscamos? Sempre defendo a tese que entre as duas consoantes “D” e “S”, está a mais bela de todo o universo espiritual: o “EU”. E nesse relacionamento entre o criador juntamente com a criatura que se encontra toda a mais esplêndida criação: o ser humano. Ah” Como queria que o ser humano entendesse somente um pouquinho o que é seu Jesus menino no reino da terra.
Se reação significa “restaurar, recuperar” fica o meu ponto de interrogação juntamente assim: Dr. Gleanis: só se pode restaurar aquilo que está danificado, estragado, doente? O ser humano é lapidado a cada dia, sempre estamos num processo de restauração a cada sopro de vida, a cada segundo! Como buscar isso através da recreação? Brincando em grupo, aprendendo a respeitar, ajudar e compreender o seu mais próximo, se olharmos a brincadeira como uma necessidade humana utilizá-la em todas as faixas etárias da vida podemos alcançar o objetivo mais de um Deus: a essência.
Quando falamos de essência, falamos de um menino Jesus que como diz Maria Bethânia no poema do menino Jesus: “Num meio-dia de fim de primavera eu tive um sonho como uma fotografia: eu vi Jesus Cristo descer à Terra.” Hoje Ele vive na minha aldeia, comigo. É uma criança bonita, de riso natural. Ah, como buscar essa criança na recreação? Tenho uma simples resposta: deixar-se levar como uma pluma que é solta aos céus. Céus? Ah, tenho certeza que todos procuram um céu aqui na terra. E você sabia que podemos achá-lo? Sim, e como podemos. Recriando a recreação, fazendo de um contar história a mais pura brincadeira de uma vida cheia de lúdicos.
Todo recreador é uma classe que crê que não devemos viver neste mundo meramente para a nossa própria diversão, para agradarmos a nós mesmo. Nesse mundo lúdico encontramos seres que giram os pensamentos num bem maior: encontrar um sorriso de um menino Jesus em toda a essência de uma brincadeira guardado no coração do ser humano.
Quer saber de uma coisa? Eu acredito em Deus, eu acredito em você.
Vamos brincar?
Comentarios