Buscar

A RECREAÇÃO NA ESPIRITUALIDADE


Gosto muito do conceito através da etimologia conforme Dr. Gleanis de Barros Vilela Junior no qual a recreação vem do latim RECREARE que significa “restaurar, renovar, recuperar”.


Quando Jesus diz em Mateus 19:14 “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas", é justamente a minha grande defesa e a maior argumentação em toda essa relação entre recreação e espiritualidade.

O que restaurar? O que renovar? O que recuperar?


Enquanto buscamos alimentar o espírito e valorizar o corpo, o grande Senhor nosso, exige que empregamos em todos os tempos todas as nossas mais puras sinceras forças para alcançarmos o bem maior: um encontro cada vez mais com o nosso próprio Senhor sendo sempre origem e semelhança do nosso Senhor.


Mas onde está Deus? Onde Ele se encontra? Onde o buscamos? Sempre defendo a tese que entre as duas consoantes “D” e “S”, está a mais bela de todo o universo espiritual: o “EU”. E nesse relacionamento entre o criador juntamente com a criatura que se encontra toda a mais esplêndida criação: o ser humano. Ah” Como queria que o ser humano entendesse somente um pouquinho o que é seu Jesus menino no reino da terra.


Se reação significa “restaurar, recuperar” fica o meu ponto de interrogação juntamente assim: Dr. Gleanis: só se pode restaurar aquilo que está danificado, estragado, doente? O ser humano é lapidado a cada dia, sempre estamos num processo de restauração a cada sopro de vida, a cada segundo! Como buscar isso através da recreação? Brincando em grupo, aprendendo a respeitar, ajudar e compreender o seu mais próximo, se olharmos a brincadeira como uma necessidade humana utilizá-la em todas as faixas etárias da vida podemos alcançar o objetivo mais de um Deus: a essência.

Quando falamos de essência, falamos de um menino Jesus que como diz Maria Bethânia no poema do menino Jesus: “Num meio-dia de fim de primavera eu tive um sonho como uma fotografia: eu vi Jesus Cristo descer à Terra.” Hoje Ele vive na minha aldeia, comigo. É uma criança bonita, de riso natural. Ah, como buscar essa criança na recreação? Tenho uma simples resposta: deixar-se levar como uma pluma que é solta aos céus. Céus? Ah, tenho certeza que todos procuram um céu aqui na terra. E você sabia que podemos achá-lo? Sim, e como podemos. Recriando a recreação, fazendo de um contar história a mais pura brincadeira de uma vida cheia de lúdicos.

Todo recreador é uma classe que crê que não devemos viver neste mundo meramente para a nossa própria diversão, para agradarmos a nós mesmo. Nesse mundo lúdico encontramos seres que giram os pensamentos num bem maior: encontrar um sorriso de um menino Jesus em toda a essência de uma brincadeira guardado no coração do ser humano.

Quer saber de uma coisa? Eu acredito em Deus, eu acredito em você.

Vamos brincar?

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo