Buscar

12 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DA RECREAÇÃO?

Atualizado: Jan 6


A primeira vez que publiquei esse post em 12 de Setembro de 2019, escreve o seguinte:


Há uma certa dúvida sobre a veracidade do Dia Nacional da Recreação. Por isso, resolvemos nos posicionar a fim de esclarecer essa dúvida. Antes de tudo, entendemos a necessidade de deixar claro que esse assunto não se finda aqui, estamos buscando maiores informações para que, de forma clara, objetiva e transparente, trazer a verdade e valorizar os recreadores do Brasil.


Por que deste parágrafo acima? Pois até aquele momento não havia encontrado um documento histórico oficial para dar crédito a informação. Porém, no dia 4 de janeiro de 2021 eu encontrei algo que faz alusão de forma concreta a data de 12 de setembro.


Mas antes, veja algumas informação de outras nações a respeito do dia da recreação:



DIA DA RECREAÇÃO NA AUSTRÁLIA


O Dia da Recreação é comemorado anualmente no norte da Tasmânia, na Austrália, na primeira segunda-feira de novembro. O Dia da Recreação é um feriado público na Tasmânia, onde é um dia de folga para a população em geral, e as escolas e a maioria das empresas estão fechadas (TIMEANDDATE, 2019).


O Dia da Recreação não tem muito significado histórico, cultural ou religioso. Antes de 1989, era simplesmente conhecida como a primeira segunda-feira de novembro. A Lei de Feriados Bancários de 1919 foi alterada em 1989 para excluir todas as referências à primeira segunda-feira de novembro como feriado. Naquela época, foi proposto fazer do dia (conhecido como Dia da Recreação) um feriado sob os poderes gerais de proclamação na seção oito dessa lei (TIMEANDDATE, 2019).


Em 1991, o governo do estado decidiu que o Dia da Recreação seria celebrado em 11 de novembro. Isso coincidiria com o último dia do Australian Pacing Championship, a ser realizado em Launceston na época. A decisão do governo foi proclamada no diário do governo em 18 de setembro de 1991. Hoje, o Dia da Recreação continua sendo observado no norte da Tasmânia na primeira segunda-feira de novembro. Outras partes da Tasmânia não observam este feriado (TIMEANDDATE, 2019).


Como podemos observar o foco do Dia da Recreação na Austrália/Tasmânia está relacionado com a possibilidade de desfrutar de momentos de lazer individuais, em grupo ou em família.

DIA DA RECREAÇÃO NA ÁFRICA


Em 10 de dezembro de 2014, o Gabinete declarou um Dia Anual de Recreação na primeira sexta-feira de outubro. Ao declarar isso um dia no calendário da África do Sul como Dia Nacional da Recreação, espera-se que todos os sul-africanos sejam conscientizados da necessidade de se tornarem fisicamente ativos e que dediquem parte do dia à participação em atividades físicas destinada a promover o bem-estar ao longo da vida (GOV.ZA, 2019).


Como podemos observar o foco do Dia da Recreação na África está relacionado a prática de atividades físicas, bem como, nosso Dia Nacional do Desafio.

DIA DA RECREAÇÃO NO BRASIL


DE ONDE VEM ESSA INFORMAÇÃO?


Ao procurar em motores de busca na internet não obtivemos a veracidade e fidedignidade do dia 12 de setembro ser o DIA NACIONAL DA RECREAÇÃO, pois (até este dia 12.09.2019 em que escrevemos essa nota) não há nenhum projeto de lei que institui oficialmente o Dia Nacional da Recreação, quanto mais, ser no dia 12 de setembro.


Acredita-se que a menção mais conhecida está no site da Smart Kids, porém sem nenhuma citação de fonte ao explanar a história da recreação na Alemanha, nos EUA e no Brasil sem uma linha teórica plausível (ao nosso ver parece um texto copiado de algum lugar, pois não há citação de fontes). A partir daí pode-se pensar que a fonte original pode ser de outro canal (um e-mail foi enviado a Smart Kids para obter tal informação no dia 12.09.2019) até o momento sem retorno.


O fato aqui não é apontar de forma negativa a divulgação e disseminação dessa data por meio da Smart Kids, mas sim, validar essa data como Associação Brasileira de Recreadores, uma entidade sem fins lucrativos que tem como principal objetivo valorizar o recreador. Nossa luta não é para criticar ou excluir essa data, mas sim, oficializá-la, pois hoje ela já é disseminada pelos recreadores, porém no dia 4 de janeiro encontrei um documento oficial que nos dá credibilidade para oficializar essa data.



ORIGEM E OFICIALIZAÇÃO DO DIA 12 DE SETEMBRO


A Associação dos Professores de Educação Física do Rio de Janeiro fundada em 29 de Março de 1946, em seu boletim informativo nº 261 de 1976, noticia que 12 de Setembro de é oficialmente o DIA DA RECREAÇÃO, pois em 12 de Setembro de 1957 foi fundada a Associação Brasileira de Recreação (ABDR).


Foi oficialmente instituída pela Lei Estadual n. 2.162, de 14 de Janeiro de 1973, projeto do Deputado Frederico Trotta, o "Dia da Recreação", para ser comemorado dia 12 de Setembro, data de fundação da ABDR.



OBJETIVO DA DATA


Para a Associação Brasileira de Recreadores (ABRE), o dia 12 de setembro tem como objetivo, ser um momento para refletir sobre a recreação, bem como, incentivar os recreadores e futuros recreadores a disseminar as boas práticas da recreação, com excelência e sabedoria em todas as ações, e por fim, valorizar a recreação com um dia específico a ser comemorado e lembrado pelos pares e por toda a comunidade.



Primeira Publicação

Maringá, 12 de Setembro de 2019.


Atualizado

Maringá, 6 de Janeiro de 2021.



Me. Cleber Mena Leão Junior

Mestre em Ensino (UNESPAR). Especialista em Educação Física Escolar (PUCPR) e em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino (UTFPR). Graduado em Educação Física (PUCRS) CREF 015556-G/PR e em Pedagogia (FAPAN).

Presidente da Associação Brasileira de Recreadores



REFERÊNCIAS


Dia da Recreação no Brasil

https://www.smartkids.com.br/data/12-setembro-dia-nacional-da-recreacao


Dia da Recreação na Austrália

https://www.timeanddate.com/holidays/australia/recreation-day


Dia da Recreação na África

https://www.gov.za/NationalRecreationDay2019


Dia Nacional do Desafio

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13645.htm


Boletim Informativo da Associação dos Professores de Educação Física do Rio de Janeiro (1976)

685 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo